Entrada em mercados estrangeiros: análise de viabilidade de uma pequena empresa do setor da construção civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v5.n1.108
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Palavras-chave:

Internacionalização de pequenas empresas, Viabilidade de entrada em mercado estrangeiro, Pequenas empresas do setor de construção civil, Empreendedorismo internacional

Resumo

Este estudo tem como questão central identificar de que maneira uma pequena empresa brasileira do setor da construção civil deve ingressar no mercado estrangeiro/boliviano. Assim, o objetivo central foi verificar e explorar como as teorias de internacionalização de empresas são capazes de auxiliar nesta tomada de decisão. A metodologia empregada é qualitativa, descritiva, realizou-se um estudo de caso com uso de entrevista, pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontaram que a avaliação comparativa dos principais modelos de internacionalização de empresas implicou em responder cinco questões básicas: por quê, o quê, quando, onde e como as empresas desejam se internacionalizar e o processo de seleção por exclusão indicará o melhor caminho para a decisão. Para a empresa analisada, o modelo de empreendedorismo internacional se destacou como uma sugestão para a internacionalização e as etapas indicadas por esta teoria, as mais apropriadas. O trabalho contribui no sentido de iluminar a tomada de decisão por meio de um instrumento simplificado elaborado por esta pesquisa.

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Publicado

2022-06-03

Como Citar

Vasquez, I. C., Goncalves, C., & Thiago, F. (2022). Entrada em mercados estrangeiros: análise de viabilidade de uma pequena empresa do setor da construção civil. Revista Catarinense De Economia, 5(1), 58–69. https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v5.n1.108

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