O processo de internacionalização de empresas de tecnologia de informações

o caso do LinkedIn

Autores

  • Gabriel Guimarães Raupp Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Seabra Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v3.n1.55
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Palavras-chave:

internacionalização; born global; LinkedIn

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as principais teorias referentes à internacionalização de empresas e modos de entrada em novos mercados e verificar como estas formulações podem explicar o crescimento de empresas de tecnologia da informação, com enfoque na empresa LinkedIn. Dessa forma, procede-se uma breve resenha das principais teorias sobre a internacionalização de empresas. Em seguida, descreve-se a história de crescimento do LinkedIn em relação ao seu ingresso e expansão o mercado internacional. Com base na revisão teórica e na trajetória de internacionalização, avalia-se, por fim, a aderência das abordagens teóricas em relação a experiência da empresa. Embora algumas abordagens expliquem parcialmente a expansão do LinkedIn, os princípios da empresa born global são os que melhor explicam tal trajetória. O curto espaço de tempo antes da internacionalização, o caráter inovativo das plataformas social e profissional e a rápida expansão dos investimentos diretos externos confirmam a aplicabilidade dessa abordagem teórica ao caso do LinkedIn.

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Biografia do Autor

Fernando Seabra, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail:fseabra@ufsc.br

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

Guimarães Raupp, G., & Seabra, F. (2020). O processo de internacionalização de empresas de tecnologia de informações: o caso do LinkedIn. Revista Catarinense De Economia, 3(1), 170–196. https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v3.n1.55

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